1.Diferencie Administração de Gestão.
2.Descreva e exemplifique os recursos disponíveis na PM.
3.Caracterize sistemas (conceito, tipos, elementos componentes).
4.De um exemplo para os sistemas descritos.
5.Pesquise: quais as habilidades requeridas de um gestor e qual o seu papel nas organizações?
Exercícios II
Descrever subsistemas para as funções organizacionais:
a) PRODUÇÃO/SERVIÇOS
b) COMERCIAL/MARKETING
c) FINANCEIRA
d) MATERIAIS/LOGÍSTICA
e) RECURSOS HUMANOS
f) JURÍDICO-LEGAL
Exercícios III
1.Conceitue (a) dados; (b) informação; (c) conhecimento.
2. Busque em sua área de atuação exemplos de conhecimento, informações e dados.
3. Descreva indexação.
4. Busque aplicações da ciência da informação na contabilidade organizacional, no centro de documentação, na tecnologia da informação (informática).
2. Busque em sua área de atuação exemplos de conhecimento, informações e dados.
3. Descreva indexação.
4. Busque aplicações da ciência da informação na contabilidade organizacional, no centro de documentação, na tecnologia da informação (informática).
Exercícios IV
1.Construa um conceito de qualidade que se alinhe com a realidade da Polícia Militar, considerando os fatores visíveis ao cliente a partir da adequação ao uso.
2. Caracterize as dimensões da qualidade (conceito, características principais, fatores de ligação e de interrelacionamento e o aspecto principal a ser considerado à cada uma das dimensões).
Exercícios V
1. Dentro da temática, Fontes de Informações, comente cada tópico descrito abaixo e correlacione com os aspectos da qualidade da informação.
- Seleção conveniente
- Escolha acertada / diversidade
- Eficiência
- Manutenção ßàVariação
- Monitoramento
2. Conceitue fontes de informação.
3. Caracterize os tipos de fontes de informação
4. Conceitue acervo, e construa uma relação com o volume de fontes de informação que você possui.
5. Descreva o passo-a-passo para a construção de um acervo.
6. Comente sobre a qualidade das informações disponíveis na internet
Exercícios V
1. Dentro da temática, Fontes de Informações, comente cada tópico descrito abaixo e correlacione com os aspectos da qualidade da informação.
- Seleção conveniente
- Escolha acertada / diversidade
- Eficiência
- Manutenção ßàVariação
- Monitoramento
2. Conceitue fontes de informação.
3. Caracterize os tipos de fontes de informação
4. Conceitue acervo, e construa uma relação com o volume de fontes de informação que você possui.
5. Descreva o passo-a-passo para a construção de um acervo.
6. Comente sobre a qualidade das informações disponíveis na internet
7. Caracterize produtos da informação (conceito, tipologia e classificações).
Exercícios VI
1. Apresente motivos que ocasionam o fracasso de organizações quanto ao uso de sistemas de informações.
2. O que são skunk works?
3. Conceitue conhecimento explícito e conhecimento tácito, apresente aplicações e esquematize suas vantagens.
4. O que é inteligência coletiva e como ela é construída?
5. Apresente sistematicamente um fluxo de comunicação.
6. Descreva, com relação a aplicação das estratégias da comunicação/informação, como ocorre a comunicação com o uso da internet e quais os sistemas utilizados.
7. Descreva os modos de conversão de informação em conhecimento.
8. Caracterize sites, blogs, fóruns, grupos de e-mails, browse (o que são/quais são as classificações-tipos/ quais as principais aplicações/quais passos para construção).
9. A partir do esquema de geração do conhecimento e inteligência organizacional, descreva uma situação possível de ocorrer na PM.
3. Conceitue conhecimento explícito e conhecimento tácito, apresente aplicações e esquematize suas vantagens.
4. O que é inteligência coletiva e como ela é construída?
5. Apresente sistematicamente um fluxo de comunicação.
6. Descreva, com relação a aplicação das estratégias da comunicação/informação, como ocorre a comunicação com o uso da internet e quais os sistemas utilizados.
7. Descreva os modos de conversão de informação em conhecimento.
8. Caracterize sites, blogs, fóruns, grupos de e-mails, browse (o que são/quais são as classificações-tipos/ quais as principais aplicações/quais passos para construção).
9. A partir do esquema de geração do conhecimento e inteligência organizacional, descreva uma situação possível de ocorrer na PM.
Exercícios VII
1. Caracterize redes (conceitos, tipos, aplicações, finalidades).
2. Diferencie comunicação síncrona de comunicação assíncrona.
3. Caracterize hub, switch e roteador, destacando suas definições e aplicações no ambiente organizacional. Faça o mesmo para MODEM.
4. Descreva as principais características da rede do tipo ponto-a-ponto; e da rede do tipo cliente-servidor.
5. Conceitue protocolo e relacione os principais tipos existentes e suas aplicações.
6. Descreva um roteiro, a ser seguido pelo Gestor de Informação, para contratação de serviço de conexão.
8. Caracterize a comunicação entre computadores quanto ao espaço físico de abrangência (conceitos, tipos, aplicações).
9. Descreva a aplicação VOiP, suas relações com a comunicação nas empresas e suas aplicações, caracterizando seus benefícios e desvantagens.
3. Caracterize hub, switch e roteador, destacando suas definições e aplicações no ambiente organizacional. Faça o mesmo para MODEM.
4. Descreva as principais características da rede do tipo ponto-a-ponto; e da rede do tipo cliente-servidor.
5. Conceitue protocolo e relacione os principais tipos existentes e suas aplicações.
6. Descreva um roteiro, a ser seguido pelo Gestor de Informação, para contratação de serviço de conexão.
8. Caracterize a comunicação entre computadores quanto ao espaço físico de abrangência (conceitos, tipos, aplicações).
9. Descreva a aplicação VOiP, suas relações com a comunicação nas empresas e suas aplicações, caracterizando seus benefícios e desvantagens.
Exercícios VIII
1. A partir dos vídeos assistidos em sala de aula descreva o que são, quais as principais configurações, as principais aplicações (publico-alvo) e quais os fatores diferenciadores entre o PC desktop, notebook, netbook, smartphone e tablet.
Exercícios IX
1. Relacione as partes componentes de um computador e descreva suas funções/atividades.
2. Apresente uma proposta de equipamentos para automação de uma empresa comercial e outra de serviço. Justifique a escolha dos equipamentos.
3. Descreva o que são programas de computador. há diferenças entre programas de computador e softwares? Relacione-as.
4. Caracterize os programas de computador quanto a aplicação/funcionamento e quanto a forma de aquisição.
5. Descreva o que são softwares de automação de escritórios.
6. Caracterize:
2. Apresente uma proposta de equipamentos para automação de uma empresa comercial e outra de serviço. Justifique a escolha dos equipamentos.
3. Descreva o que são programas de computador. há diferenças entre programas de computador e softwares? Relacione-as.
4. Caracterize os programas de computador quanto a aplicação/funcionamento e quanto a forma de aquisição.
5. Descreva o que são softwares de automação de escritórios.
6. Caracterize:
a) vírus
b) warms
c) malware
d) rootkits
e) trojans
f) spayware
g) adware.
Exercícios X
1. Relacione e comente os motivos que influenciam o fracasso dos sistemas de informação nas organizações.
2. Descreva os tipos de conhecimento.
3. Descreva os modos de conversão do conhecimento.
4. Correlacione os tipos de conhecimento e técnicas de aplicação nas organizações.
5. Defina redes de computadores e descreva os tipos de redes estudados.
6. Caracterize protocolos de comunicação.
7. Caracterize as tecnologias de comunicação sem fio.
8. Conceitue banco de dados.
9. Descreva as características difereciadoras dos bancos de dados.
10. Caracterize os tipos de armazenamento em massa.
.